
Sentimentos marcadamente libertários sempre lhe davam um tesãozinho aqui, outro ali, de mandar instituições à puta que as pariu. Não dá pra dizer que era anarquista, no entanto. Na verdade, passava bem ao largo disso (e se digo “bem ao largo”, é que quero dizer beeeeeeeeeeeeeeeeeem ao largo mesmo). Porque, ao fim das contas, achava que ir desesperadamente atrás da tal liberdade era um belo sintoma de neurose, no mundo atual. Achava que nunca o ser humano estivera tão acostumado à prisão e à guerra de forma que já nem percebia que essas se desenrolavam e manifestavam dia após dia.
Tinha, na verdade, aquele charminho de classe média intelectualizada, um arzinho meio blasé, que quase todo mundo acha lindo e entojado... Aquela coisa de freqüentar museu, vestir-se de moda alternativa, comprar vinho em fina adega e tomar pinga no boteco.
Vez em quando se olhava no espelho e se reconhecia como uma verdadeira fraude. “Que beleza...”, ia logo pensando. Dava então uma risadinha, uma risada imperceptível a olho nu, risinho machadiano mesmo, e pensava que fraude todo mundo era... E por que não ser uma fraude mais bonita, ao menos mais... bem-intencionada?
O mais curioso era que esse charme quase bunuel convencia muita gente, mas muita gente mesmo, gente reconhecidamente inteligente (de onde acabava entendendo que todo mundo era mesmo uma fraude).
Ai, e ainda tinha a terapia, o tédio existencial se abatia, vix...
O cinismo que às vezes tem graça e outras, nem um pouco...
É tanta falta de estímulo que o resultado é o porre e a rebordose e a terrível confissão de que, pra variar, não queria mais saber de ninguém... por pelo menos três dias.
porra! tá vendo pq eu me identifico tanto com vc?
ResponderExcluirÉ, é verdade, eu em prosa, vc em poesia...
ResponderExcluir"achava que ir desesperadamente atrás da tal liberdade era um belo sintoma de neurose, no mundo atual."
ResponderExcluirIsso é fantástico!
Ótimo texto!!!
Ah, obrigada, André... O pior, o pior de tudo mesmo, é que às vezes eu - Lia - até acho isso...
ResponderExcluirPois é, mas eu tb acho. Não q devemos querer estar presos. Mas o neurótico sempre acaba conseguindo o contrário do q quer...
ResponderExcluirSobre ser fraude, talvez o sincero seja aquele q se assuma como fraude.
bjo!
Cris: sim, então, tb acho isso sobre ser fraude...
ResponderExcluirPrefiro dizer 'uó', mas no fundo acho que fraude é mais adequado.
ResponderExcluirEu sou!
Besitos
mto bom! lembrei de uma guria q a gente conhece.
ResponderExcluir(aliás, não te contei a última da criatura. ela assistiu a um filme, o xxy, se inspirou e resolveu escrever um texto sobre. leu um texto sequer sobre o tema antes? não, nenhum. nem pra digitar uma palavra de busca no j-stor e ler o primeiro da lista. fez tudo da cabecinha dela mesmo. não sei se se acha um gênio ou se acha que o assunto é pouca porcaria, sei que chamou os amigos pra discutir o texto dela e me deu uma cópia e me convidou também. Parece piada, né? o texto não tinha nem pé nem cabeça, claro. Imagina se eu resolver escrever, sem nunca ter lido uma linha sobre o assunto, um texto sobre a dialética do senhor e do escravo, porque ei, o nome me atraiu, e vi um filme tão lindo outro dia que eu achei que tinha tudo a ver!...
pode um troço desses?
e continuando o papo furado, meu bloguinho mudou pro wordpress, ok? o end. é igual, mas com worpress invés de blogspot)
beijo beijo!
Moni: É, uó até que tb é adequado, hein??? Hehehehe!
ResponderExcluirLu: eu já anotei seu novo blogue na minha listinha, linda, e ontem mesmo já dei uma passada lá. Tá bacana! <3
Mudando: nossa, eu acho no mínimo curioso a pessoa sair emitindo juízos assim, a torto e a direito, achando que sabe muita coisa... E ainda se promoveu? Hahahaha! Que coisa!
pois é meu, e ainda se promoveu... joselitice!
ResponderExcluirah tá, agora vi que sua listinha tá autalizada.
(eu tou que nem uma doida trabalhando sem sair, meu nível de estresse vai aumentando, vou ficando mais alheia, uma hora ainda mato alguém...) qdo puder passa lá, que quero saber tua opinião, fiz um post sobre homofobias.
beijo beijo :*
Pra já, linda!!!
ResponderExcluir