quarta-feira, 23 de setembro de 2009

notícias comentadas na posutopia

Pesquisadores descobrem trecho de 10 km da Grande Muralha da China

(Que ducaralho!!!)

%7B982CE651-EFB7-4BBA-9231-60AE6AEDA5A3%7D_08050108_blog_uncovering_org_china.jpg

Um trecho de pouco mais de dez quilômetros de ruínas da Grande Muralha da China foi descoberto recentemente na província chinesa de Jilin, no nordeste do país, informou a agência oficial Xinhua na terça-feira (22). (afinal, o que são 10 kmzinhos, né verdade?)

As ruínas foram encontradas no distrito de Tonghua, a 10,9 quilômetros do que até agora era considerado como o extremo nordeste da muralha, relatou Zhao Haolong, o responsável pela equipe de pesquisas. (coisa gozada: mais 10 km de mura, a 10 km de distância...)

Segundo estudos preliminares, este trecho foi erguido durante as dinastias Qin e Han (2 a.C - 2 d.C) e prova que "a muralha se estendia mais ao leste do que se imaginava até agora", observou a Xinhua. (e eles tiveram de se formar muito pra tirar uma conclusão como essa? Ah!, eu vou mudar pra China com o Cajuba)

A descoberta ocorreu durante trabalhos conduzidos pela Administração Estatal do Patrimônio Cultural e pelo Birô Estatal de Cartografia e Agrimensura para estabelecer a medida exata da Grande Muralha. (por que será que eles começaram a duvidar da medida oficial?)

Uma primeira fase do estudo estabeleceu que a Grande Muralha media 8.851,8 quilômetros, número que inclui trechos separados dos principais, e também seções nas quais elementos naturais --como montanhas-- fazem as vezes de estruturas de defesa. (montanha também é contabilizada como muralha? Eu diria que essa contagem é deveras flexível em termos de conceitos físicos...)

Este número, divulgado em dezembro de 2008, é superior aos seis mil quilômetros levados em conta por especialistas durante anos como a medida aproximada da muralha. (essa é, de todas, a conclusão mais bacana!)

A Grande Muralha começou a ser construída há mais de dois milênios por ordem do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, a fim de defender o império das incursões dos povos nômades do norte da Ásia. (os americanos poderiam, de repente, copiar essa exemplar medida de detenção... mais simpático que milícia armada na fronteira...)

As sucessivas dinastias chinesas acrescentaram novos trechos à construção (pra que tanto cagaço?), que é um dos monumentos mais visitados por turistas na China. (ah, não era cagaço, é que eles já pensavam nisso tudo! Uns visionários, senhoras e senhores!)

3 comentários:

  1. Meu, que ducaralho!
    O que será que esses pesquisadores descobririam se viessem pro Brasil, planalto central, etc...
    huahauhauha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não acredito que vc postou uma coisa dessas... A Lowka

    ResponderExcluir
  3. hrmmmm... no mínimo, assim, digamos, informativo! (amigo é pra essas coisas, vai...).
    Beijo, beijo! Gostei da casinha nova!

    ResponderExcluir

Vem com tudo!