
Há frases que eu odeio nessa vida e essa é efetivamente uma. Odeio porque ela nunca significa uma coisa boa no perfil de quem a diz. Nunca! Se um cara não percebe isso, é só ceder atenção aos desdobramentos dessa frase.
1. Quem o diz é, mais das vezes, bastante hipócrita. Acontece de dizer pra se mostrar superior a alguém que lhe cobra uma dívida, ou que pede dinheiro por razões judiciais, como o divórcio, a concordata, a indenização por danos morais, coisinhas assim. O cara é cobrado e diz uma coisa dessas pra tentar afirmar que está por cima da carne seca. Se você for ver bem, o porcimadacarnessequismo num caso desse é posição garantida por toda uma tradição cristã que valoriza o metafísico em detrimento do material. Uma coisa quase romântica que fica calado meio que fundo na alma do sujeito e que ele vai proferindo sem nem pensar muito, reflexo automático, um eu-sou-melhor-que-você quase natural, quase subconsciente... A mágica ridícula da falta de reflexão: ela te faz ficar por cima muuuuuito ilusoriamente.
2. Um segundo tipo de gente que diz essa frase, gente essa muito menos numerosa que a anterior, é a realmente abnegada, que cede grana a rodo pra todo mundo que precisa. Óquei, a intenção de quem diz isso pode até ser muito nobre, mas a frase é putamente mentirosa assim mesmo. Suponha que o cara gosta pra caramba de alguém ou de mais de uma pessoa, e essa(s) pessoa(s) se aproveitam do mão-aberta-pra-caralho. Esse sempre sabe que tá sendo abusado, mas sabe também, às vezes só lá no fundo, o poder que tem a grana. Sabe que esse poder pode segurar os cretinos de quem gosta perto.
3. Pode acontecer de o cara não ligar pra dinheiro e simplesmente não ligar mesmo. Sabe, um “coração bom”... Eu acho isso uma coisa pré-capitalista demais pra ainda existir. Mas, caso exista, é o pior dos casos, a pior das alienações, a pior das neuroses. Porque ele está descolando imagens que nunca devem ser separadas: dinheiro e tempo, ou seja, trabalho. A vida acontece no tempo. Tem é tudo o que você realmente tem e sua única escolha é o que fazer com seu tempo. Grana é uma coisa que se arranja vendendo o próprio tempo pra alguém (ou algo). Você trabalha, ou seja, faz uma coisa que certamente não faria se não fosse receber por isso. E faz por muito tempo da sua vida! Vender a força de trabalho é não é apenas um discurso político, mas uma coisa que amarga muita gente que vai se aposentando; levanta a pergunta: “Mas o que é que eu fui fazer com a minha vida?”. Então, se o cara não liga pra dinheiro, ele tá pouco se fodendo pra única coisa que ele tem realmente: o tempo de vida. E isso não me parece nem um pouco saudável, já que estou falando de alguém que nega a realidade mais fixa, o maior princípio do mundo ocidental moderno, o capitalismo.
Eu admito e acho bacana que as pessoas não se casem por grana ou amem os trabalhos voluntários, mas sou não passível de acreditar que alguém em sã consciência (em todas as acepções que esse termo tem) não se importe realmente com dinheiro.
A propósito – e mito a propósito – li numa nota cenográfica de cem contos: O tempo é a mais-valia de Deus. Essa sim, não é uma frase fantástica??? Hehehe!
acho que vc esqueceu de dizer afinal qual que é a tal frase.. imagino que seja "eu não ligo pra dinheiro", "dinheiro não compra felicidade", "não é importante"?
ResponderExcluirtambém tava pensando, cadê a frase?
ResponderExcluirEra o título, que eu esqueci de postar. Mas já está aí!
ResponderExcluirThã-thã!
Também acho isso um absurdo, a não ser que vc plante sua comida, lide com seu lixo, e cuida sozinho de tudo da sua casa, não use estradas e nenhum bem publico, e nada mais, assim sim vc pode não ligar para dinheiro.
ResponderExcluirBob: Mas eu acho que nem assim, pq vai carecer de grana até pra comprar sementes! Tem jeito não, tá tudo perdido nesse mundo!!! Hahahahaha!
ResponderExcluirRealmente, não dá pra não dizer que não se liga pra dinheiro. Aliás, conheço poucas pessoas que são despreendidas mesmo e o que eu conheço mais são pessoas que só pensam em grana.
ResponderExcluirMas acho que pode ser diferente, sei lá, acho que ninguém precisa ficar doente por dinheiro, como as pessoas ficam hoje, trabalhando direto sem se alimentar, nem dormir direito. E que as pessoas nem precisam de tanta grana assim. Eu vejo as pessoas trabalhando pra ter coisas que de fato elas não precisam ou precisam dessas coisas justamente por trabalhar demais. Quer dizer... é doidera pura! hahahahahahaha
Enfim... mas não tem o que falar. Acho que sempre é hipocrisia dizer que não liga pra ter dinheiro, até pq dependemos dele pra comprar as coisas pra sobreviver.
Hipocrisia mesmo. E sempre foi. Até porque, mesmo antes do capitalismo moderno, a pessoas precisam comer, beber, vestir e morar. E se não pagavam isso com dinheiro, pagavam em outras coisas, que também fossem fruto do tempo de trabalho. E tem sempre aquela frase: dinheiro não traz felicidade? ah, então dê o seu pra mim e viva feliz. Quem se habilita?
ResponderExcluirAndré: realmente, as pessoas precisa muito de dinheiro, mas não de muito dinheiro. Depois que me separei, meu padrão de vida caiu bem, mas tou feliz e me sentindo leve. No entanto, eu não me dou mais ao desfrute de pedir licença do trabalho pra viver de bolsa...
ResponderExcluirCris: Isso mesmo, é o que eu digo!!! Adorei a proposta, inclusive!!!
Lia, vira e mexe citamos/escutamos pessoas falando frases do "senso-comum" que realmente só dão ditas da boca pra fora. Ex. "não ligo pra dinheiro"; "dinheiro não traz felicidade"; "NÃO LIGO PRO QUE OS OUTROS PENSAM", etc.etc. Enganar os outros é fácil...enganar a nós mesmo é a pior das enganações.
ResponderExcluirbjos!
Johnny: muito bem, vc disse tudo. São frases que não enganam ninguém, né?!
ResponderExcluirDINHEIRO
ResponderExcluir"Oh! argent! Avec toi on est beau, jeune, adoré;
on a consideration, honneur, qualités, vertus.
Quand on n'a point d'argent, on est dans la dépendance
de toutes choses et de tout le monde"
Chateaubriand
Sem ele não há cova- quem enterra
Assim grátis, a Deo? O batizado
Também custa dinheiro. Quem namora
Sem pagar as pratinhas ao Mercúrio?
Demais, as Dânaes também o adoram...
Quem imprime seus versos, quem passeia,
Quem sobe a Deputado, até Ministro,
Quem é mesmo Eleitor, embora sábio,
Embora gênio, talentosa fronte,
Alma Romana, se não tem dinheiro?
Fora a canalha de vazios bolsos!
O mundo é para todos... Certamente
Assim o disse Deus mas esse texto
Explica-se melhor e doutro modo...
Houve um erro de imprensa no Evangelho:
O mundo é um festim, concordo nisso,
Mas não entra ninguém sem ter as louras.
(Álvares de Azevedo)
Anônimo: o Azevedo costumava ser o meu poeta preferido! Tá cabeção o sr., hein!? Bom comentário!
ResponderExcluir