terça-feira, 20 de maio de 2008

Paralelo a isso, temos um amiguinho meu muito inteligente, muito descolado, um espetáculo de rapazinho! Ele curte a imagem de aut-sáider: é meio metido a cometer desobediências civis e a dizer que que tá pouco se fodendo para as instituições. Legal, né?

Não, eu não sou nenhuma foucaultiana pra achar isso legal. E quer saber? Toda vez que ele fala essas coisas, os Alteregos Associados® dizem em uníssono VIAGEM!!!. Porque, veja bem, né?, o cara tá super ralando pra conseguir o diploma do doutorado. Ou seja, ele reconhece bem o poder simbólico do diplominha, ele sabe em que grupo social quer estar inserido, ele sabe como as instituições se posicionam frente a um indivíduo com os títulos que têm o valor que elas esperam. Porque se fosse mera questão de aquisição de capital cultural, o cara podia estudar numa boa, sem se ligar a nenhuma universidade, podia se reunir com outros intelectuais pra ler junto, pra discutir e coisa e tal.

Então, assim: não venha me dizer que tá pouco se fodendo pras instituições, posto que ele só aprendeu a dizer isso por estar muito atento ao que as instituições esperam dele.

(Acordei muito Bourdieu hoje!)

6 comentários:

  1. igual o outro que quer passar a imagem de super desencanado com a moda e de quem não tá nem aí pro que veste. e aí com base nisso calcula minuciosamente o que vai usar!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahaha!
    Muito isso mesmo! Nem me fale: calcula tudinho pra não "estar-na-moda". Hehehehehe!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... as pessoas acham que conseguem pensar e viver fora das instituições... nem acho que os foucaultianos acham isso legal... aliás, sou um pouco um e penso que uma que consigo perceber uma formação discursiva que estou inserido e me iludo que me livrei, sei que caio em outra. É sempre assim. Enfim... tontos aqueles que acham que pensam por si!

    ResponderExcluir
  4. Não tem como! A gente vive num contexto e para um contrexto. Podemos até mudar de contexto, mas nunca viver para além dele. E esse contexto é social. Não dá pra fugir não...
    Ah, mas eu conheço uma penca de foucaultianos que "tentam" não se amarrar a instituições, buscando ser libertários e coisa e tals. Não acho que Foucault viaja, mas alguns foucaultianos sim!

    ResponderExcluir
  5. Exato... péssima leitura das obras daquele que eles chamam de mestre... hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Pois é, então... É que nem Marx: ele nunca foi marxista como eu vejo muita gente sendo, heheheheheh!

    ResponderExcluir

Vem com tudo!