segunda-feira, 8 de junho de 2009

Facinho é mais gostoso!

Coisa que eu valorizo em demasia, quando se trata de culinária, é a praticidade. Na verdade, não gosto de nada, nessa vida, que me complique muito pra me dar um pouco de prazer. Se é pra ser gostoso, também quero que seja fácil.

 

O prato que eu fiz nesse último finde junta as duas coisas. É um enrolado fantástico, que fica muito saboroso, muito leve e não requer a menor prática.

 

Você precisa comprar um rolo de massa pra pastel, um pacote de catupiry ou outro requeijão culinário, um tomate, um tanto de blanquet de peru, um pouco de pimenta do reino, um ovo e um pouquinho de gergelim.

 

Pra fazer é assim: a massa de pastel vem enrolada em papel filme. Uma de meio quilo, você abre na sua mesa; desenrola até a metade e não tira o papel filme dela, pra evitar a sujeira. Depois, vai colocando as rodelinhas de peru, até cobrir quase tudo (porque é melhor que as extremidades da massa estejam vazias. Daí, você coloca os pedacinhos do tomate (aquele que você já picou), e sobre eles, uns montinhos de catupiry – não entupa demais de catupiry, se não a massa vai virar uma meleca. Dá uma polvilhadinha leve com pimenta do reino. Agora, você enrola de novo a massa, agora sim, desprendendo do papel filme que vai estar por baixo dela. Aperta as pontinhas com os dedos, só pra grudar. Coloca em uma assadeira. Pega o ovo, tira só a gema, dá uma batidinha nela com o garfo (coisa pouca). Pincela a gema batida por cima do enrolado e joga os gergelins aí, que vão ficar grudadinhos. Pronto, joga no forno, com fogo alta (mas nunca o mais alto que tiver) e deixa ele lá, se fodendo. Vai ficar assado em coisa de 15 ou 20 minutos.

 

O processo todo demora, quando muito, meia horinha. É bem gostoso; acompanha uma salada, uma sopinha ou serve só pra lanche mesmo – tudo é bom.

4 comentários:

Vem com tudo!