sexta-feira, 30 de setembro de 2011

... depois da 1ª década de 2000...

As pessoas acham cada vez mais feio fumar, poluir o meio-ambiente ou a corrupção na política... Andam cada vez mais preocupadas com o bem-estar geral. Hmm... Muito civilizado isso, não? 
Mas ninguém vai parar de vender cigarro, de vender carro, de produzir embalagens não recicláveis, de votar no “menos mau”... Então eu posso dizer que essa preocupação é - pra não ser agressiva - um pouco hipócrita talvez... Ok, tudo bem, hipocrisia não foge, de forma alguma, do conceito de civilização. A gente precisa de mentirinhas agradáveis, eufemismos e afins pra viver bem em sociedade. Então, tá tudo certo. 
Tem também aquela coisa de parecer bem sempre. Vamos evitar o confronto, o contato direto, a neurose... Isso cria um medo absurdo de qualquer aprofundamento na maioria das relações. É aquela máxima “intimidade é inversamente proporcional a respeito” levada às últimas consequências. 
Acho que tudo isso sempre existiu de fato, mas na minha geração, isso está ficando bem saliente. Lembro de quando me relacionava sempre com pessoas 20 anos mais velhas que eu. Elas não precisavam se proteger de contatos externos com tanto cuidado. 
Acho que cada geração tem uma característica bem própria. O excesso de hipocrisia protecionismo é a marca da minha.
De minha parte, sei lá... Se houver uma única palavra na língua portuguesa pra me definir, essa seria ADAPTAÇÃO. Consigo me adaptar, tanto física quanto psicologicamente, a quase tudo. Acabo sempre conseguindo me remodelar pra me encaixar nos lugares que me cabem, mesmo quando não concordo... Fico pensativa por um tempo, me desconsolo loucamente entre meus lençóis e logo depois meu corpo já começa a produzir algum prozac natural. Levanto, me arrumo bela e fresca e volto pra vida, pro inferno que são os outros. Legítima representante da minha linda e saudável geração...

Um comentário:

  1. No fim das contas, é como Darwin disse, só os fortes sobrevivem e a gente tem mais é que se adaptar a tudo e a todos.

    ResponderExcluir

Vem com tudo!